sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sexta - Jogando (Jogo da Memória)

E nesta quarta edição do Sexta - Jogando... Um incrível jogo da memória. Onde se desenvolve estratégias de memorização neste jogo de cartas. Em jogos de memória, os pequenos estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro. BOM DIVERTIMENTO!


(Clique na imagem para jogar)

Desenhando no PAINT (Destaques)

Kadine - 3ºC



João Victor e Iago Silva - 4ºE


Gustavo dos Santos e Vinicius do Prado - 4ºE
Fábio Eduardo - 3ºA

Caique Felipe - 3ºA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sexta Jogando - "Jogo do Castelo"

Neste divertido jogo de mais uma Sexta - Jogando o aluno é desafiado a descobrir os números que faltam no quadro numérico. Dessa forma, percebem as regularidades do sistema de numeração decimal. Bom divertimento e um ótimo fim de semana!


(Clique na imagem para jogar)

Governo inaugura quadra poliesportiva para atender o projeto Lugar ao Sol



A Prefeitura de Itanhaém trabalha no programa de reformas e construções de novas escolas, creches equadras poliesportivas no Município. E mais uma obra do Programa de Ação de Itanhaém (PAI), será entregue neste sábado (21), às 9 horas, pelas mãos do prefeito João Carlos Forssell. Desta vez o novo empreendimento atenderá as atividades desenvolvidas pelo projeto Lugar ao Sol no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

E para a inauguração, haverá uma partida amistosa de futsal entre os alunos. Os estudantes que irão participar do jogo, treinam pelo menos duas vezes por semana na quadra da E.M Leonor Mendes de Barros. Eles estão ansiosos e felizes para participar da partida”, afirma a coordenadora Cristiane Cida Marinho Pinto.

A obra possui um espaço de 540m² de área construída. E deu um salto significativo de qualidade ao complexo. Em apenas 90 dias foi erguida uma quadra coberta com mureta fechada de alvenaria e alambrado, trava com rede para futebol de salão e acessórios esportivos de basquete e voleibol. Há ainda um playground e paredes pintadas com tinta acrílica.

A nova quadra está instalada CMTECE, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro. Ela custou aos cofres públicos em torno de R$ 145 mil. “A obra vem a complementar o conjunto de infraestrutura para o atendimento do projeto que já conta com o Complexo Educacional Harry Forssell”, explica a funcionária da Educação Fúlvia Ducca.

Lançado pela Prefeitura no mês de abril, o PAI atua no crescimento do Município. E para este ano, estão sendo investidos mais de R$ 200 milhões em infraestrutura para a saúde, educação, habitação, cultura, esportes e limpeza pública.


PROJETO LUGAR AO SOL –
A iniciativa é integrada ao Programa Tempo Todo, e tem como finalidade atender alunos com deficiência através de atividades físicas, esportivas e culturais. Hoje, o projeto atende 120 crianças da rede municipal escolar, e as praticas esportivas envolvem aulas de basquete, bocha, futsal, ginástica, handebol, natação adaptada, tênis de mesa e voleibol.

“O principal objetivo do projeto é promover a inclusão, emancipando as pessoas com deficiência para a vida em sociedade, através de atividades educativas e culturais. Buscamos oferecer um ambiente acolhedor, que favoreça o desenvolvimento das potencialidades dos nossos alunos, possibilitando que sejam cidadãos aptos e felizes no âmbito familiar e social”, comenta Cristiane.

Inseridas na programação estão às atividades culturais que oferecem aulas de artesanato e dança. Além do trabalho com professores e estagiários de Educação Física, técnicos de Oficinas Culturais, auxiliares Administrativos e da equipe multidisciplinar composta por: Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Psicóloga.

As atividades são executadas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na CMTECE, e no Colexo Educacional Harry Forssell. Os interessados em participar das aulas poderão se informar na sede do projeto, ou pelo telefone 3421-1700 (1766).


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Show de Frank Aguiar abre as comemorações da Festa do Divino

CELEBRAÇÃO – O show, que promete atrair pessoas de todas as partes, está previsto para acontecer no dia 4 de junho, às 21 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.

Faltando apenas três semanas para o início das comemorações da Festa do Divino, Itanhaém abrirá as festividades com a apr esentação do cantor Frank Aguiar. O show, que promete atrair pessoas de todas as partes, está previsto para acontecer no dia 4 de junho, às 21 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.

Realizada há mais de 300 anos no Município, a Festa do Divino já trouxe a Itanhaém artistas de grande reconhecimento nacional como Inezita Barroso (2005), Almir Sater (2006), Renato Teixeira (2007), Sérgio Reis (2008) e Tetê Espíndola (2010).

BIOGRAFIA – Frank Aguiar nasceu na cidade de Itainópolis, no interior do Piauí, e cresceu entre cinco irmãos, aprendendo com seu pai desde cedo os primeiros acordes musicais. Compositor e instrumentista, estudou música pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Sua carreira teve início quando ainda criança, tocando em bares e restaurantes. Tempos depois, em 1992, tornou-se um profissional reconhecido e partiu para São Paulo, onde gravou seu primeiro disco e não parou mais.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Histórias - "A barriga e os membros"

Certo dia, ocorreu aos membros do corpo que só eles trabalhavam enquanto a barriga sozinha recebia toda a comida.

Eles decidiram então fazer uma reunião, e, após longe discussão, resolveram entrar em greve até que a barriga concordasse em realizar uma parte do trabalho.


Durante alguns dias, as mãos se recusaram a pegar alimentos, e a boca se recusou a recebe-los. Passado algum tempo no entanto, os membros,


começaram a se sentir fracos. As mãos não conseguiam se mexer, a boca murchou e as pernas nem eram capazes de se sustentar sobre os pés.


Assim, os membros descobriram que a barriga, a seu modo, realiza uma tarefa importante para o corpo, e que todos devem trabalhar juntos e fazer a sua parte para que o corpo possa funcionar.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta Jogando! "Jogo da cerca"

E nesta segunda edição da sexta - jogando, o nome do jogo é "Jogo da Cerca", um jogo de raciocínio, e o objetivo do jogo é desenvolver estratégias desde a primeira jogada para estabelecer uma dinâmica que leve a vitória, elaborando movimentos para conquistar o maior número de cercados, tendo que pensar muito onde colocar as cercas entre os pontos. Bom divertimento!


(Clique na imagem para jogar)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Histórias - "A cigarra e a formiga"

Estava a cigarra, saltitante, a cantarolar pelos campos, quando encontrou uma formiga que passava carregando um imenso grão de trigo.
“Deixe essa trabalheira de lado” disse a cigarra, “e venha aproveitar este dia ensolarado de Verão”.
“Não posso. Preciso juntar provimentos para o Inverno”, disse a formiga, “e recomendo que você faça o mesmo”


“Eu, me preocupar com o inverno?” Perguntou a cigarra, “temos comida de sobra por enquanto”. Mas a formiga não se deixou levar pela conversa da cigarra e continuou o seu trabalho.


Quando o inverno chegou, a cigarra não tinha o que comer, enquanto as formigas contavam com os suprimentos que haviam guardado.
Morrendo de fome a cigarra teve de bater à porta do formigueiro onde foi acolhida pelas formigas, e assim aprendeu sua lição.


Esta fábula ensina que é necessário preparar-se para os dias de necessidade.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aniversáriantes do mês de MAIO.









ALUNOS

3ªANO A-M
Eduardo Ferreira da Silva - 11/05/03
Jéferson Epifanio Rodrigues de Lima - 11/05/02
Richard Alves da Silva - 07/05/03

3ºANO B-M
Jenifer Pedroso de Campos - 16/05/03
Leonardo de Jesus Pereira - 27/05/02

3ºANO C-M
Kadine Coelho dos Santos - 08/05/03
Marcelly Louise da Silva Alves de Lima - 06/05/03
Marianna de Freitas Ribeiro - 21/05/03
Thiago Roseno Chaves - 31/05/03
Karoline Helena dos Santos - 06/05/02

3ºANO D-T
Beatriz Genésio Bessa - 30/05/03
Jhonatan André de Souza - 11/05/03
Mariana Barreto Campos Ferreira - 03/05/03

3ºANO E-T
Nathan Yúri Carvalho de Camargo - 20/05/03
Thiago Gomes Oliveira - 19/05/03

4ºANO A-M
Mikaelly da Siva Araújo - 28/05/01
Paula Gomes Pereira - 09/05/02

4ºANO B-M
Nenhum aniversariante no mês de maio.

4ºANO C-T
Bianca Louzada Diz da Silva - 29/05/02
Gustavo Tayllon Costa - 17/05/01
Maria Eduarda do Prado Batista - 09/05/01
Matheus Vitor Oliva - 12/05/02

4ºANO D-T
Ana Caroline Aparecida Andrade Silva - 14/05/02
Guilherme da Silva Santos - 28/05/02
Tatiana Dias - 17/05/02

4ºANO E-T
Gustavo dos Santos Prado - 18/05/02
Jailson Vitor Domingos da Silva - 19/05/02
Yasmin Rosa Veloso - 21/05/02

5ºANO A-M
Antony Ribeiro - 22/05/01
Lucas Braz de Souza - 09/05/99
Vinicius de Souza dos Santos Rosa - 30/05/01

5ºANO B-M
Érika Santos Cordeiro - 21/05/00
Nelson Pinheiro Ribas Neto - 23/05/99

5ºANO C-T
Nenhum aniversariante no mês de maio.

5ºANO D-T
Matheus Ferreira Zampolli - 18/05/99

AEE - SALAS ESPECIAIS
David Conceição Feitosa - 07/05/98
Samuel Santana - 15/05/97


FUNCIONÁRIOS

Beatriz
Fátima
Mônica Regina

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Biblioteca Municipal promove oficina de contação de histórias.

Mais uma vez, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim será brindada por um projeto voltado ao incentivo à leitura, “O Caravançará II”. O Projeto é um espaço itinerante de entretenimento e cultura, com oficina de bonecos, contação de histórias, cantigas, brincadeiras e brinquedos.

Suas oficinas arte-educativas abordam temas como cidadania, educação e meio ambiente, ilustrados por ricos contos populares, fantoches, músicas de roda e brinquedos feitos com material reciclado. Caravançará é o ponto de encontro no deserto onde mercadores e viajantes se reuniam para descansar, trocar suas ideias e experiências.

Em Itanhaém, serão disponibilizadas 40 vagas para a oficina que será realizada no dia 31 de maio (terça-feira), das 14 às 18 horas, tendo como público alvo professores, estudantes e profissionais de biblioteca.

Em 2011, o “Projeto Caravançará II, agora é você que vai contar" percorrerá 40 cidades, dentre as quais Itanhaém. O objetivo da iniciativa é formar multiplicadores na arte de contar histórias. Mais do que isto, as oficinas oferecidas fornecem experiências e informações para a melhoria contínua da comunicação interpessoal.

O Projeto Caravançará II é viabilizado pela Ilumina Serviços Culturais, com o patrocínio da Usiminas e Toddynho, e os apoios da Secretaria de Estado da Cultura, Editora Brinque Book, Institutos IDEP, SLAC e Brasil Leitor.

Mais Informações e reservas podem ser obtidas na Biblioteca, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro, e através do telefone (13) 3426-1477.

Sexta Jogando!

E neste primeiro post, o nome do jogo é “Feche a caixa”, um jogo inventado a muitos e muitos anos por marinheiros da Normandia. O objetivo é fechar o maior número possível de casas e perder o mínimo de pontos em cada rodada.




(clique na imagem para jogar)




Bom divertimento,
Um ótimo fim de semana, e até segunda!

Monitor Thiago.

Comunicado - 'Sexta jogando!'

Agora no blog da escola, será criado este novo projeto, o SEXTA JOGANDO! Toda sexta-feira, estarei postando jogos educacionais para que os alunos, e demais interessados que acessam o blog da escola, possam passar o fim de semana se divertindo. Bom divertimento!!




Monitor Thiago.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

História de Itanhaém, nossa cidade maravilhosa!

A cidade de Itanhaém foi descoberta e fundada pelo navegador português Martin Afonso de Souza, no dia 22 de abril de 1532. Segundo historiadores, ele estabeleceu o fundamento da povoação de Itanhaém entre tribos dos Itanhaenses que viviam juntamente com colonos, ao redor de pequeno porteiro na praia de Peruíbe a 13 km, ao sul de Itanhaém.

Mais é evidente que o navegador ao estabelecer essa povoação, estava na realidade fundando toda essa região e principalmente à margem direita do Rio Itanhaém. A exuberante foz do rio, os morros que lá existem, acomodando pequenas e belas praias em forma de baía, costões de pedra se antepondo ao mar, área a frente do morro Itaguassú onde hoje situa-se o convento, formaram razões mais do que óbvias sob todos os enfoques para o estabelecimento de vilas e aldeias.

Tanto é verdade que alguns anos depois, mesmo com a chegada dos jesuítas junto aos índios e colonos e a construção da Igreja e Colégio de São João Batista, paralelamente formava-se aqui, onde hoje é o centro de Itanhaém, a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, uma paliçada de torras ao redor das casas com três saídas para o rio e a Erminda, pequena capela de barro com Aldeia de São joão Batista para este outro lado do Rio, onde florescia a aldeia e feitoria agrícola de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1624 vem conhecer o período de grandeza quando obtém predicamento de cabeça de capitania, passando a ter jurisdição sobre vasta extensão de terras.
Ao final deste período foi elevada a município e em 1700 torna-se ainda mais um esteio de fé e esperança.

Em 1906, de Conceição de Itanhaém é elevada à categoria de Cidade. E atualmente a cidade de Itanhaém foi elevada à categoria de Comarca e Estância Balneária do Estado de São Paulo.





anúncio-texto