sexta-feira, 22 de julho de 2011

Exposição Cultura Caiçara é destaque no jornal A Tribuna

A edição do jornal A Tribuna desta quinta-feira (21) destacou a exposição do projeto Cultura Caiçara, que reúne até o dia 5 de agosto mostras de trabalhos de professores substitutos e alunos de 5ª a 8ª séries das escolas municipais de Itanhaém. Os trabalhos retratam os valores e costumes caiçaras, por meio dos monumentos históricos, lendas escritas por José Rosendo e músicas regionais do cancioneiro dos irmãos Zwarg.

A reportagem da página A-12 traz entrevista com a coordenadora pedagógica e uma das incentivadoras do projeto, Nerci de Lourdes Gomes Aquino, e a museóloga do departamento de Cultura que também é responsável pelo Gabinete de Leitura,Liliana Di Bella Napolitano.

A exposição reúne trabalhos de estudantes de nove escolas municipais, que fizeram da cultura caiçara fonte de pesquisas e conhecimento. No local, as pessoas encontram quadros em tela baseados em lendas de Itanhaém, maquetes das habitações caiçaras, reproduções de pilões, panelas e outros artefatos caiçara em argila, poemas, portfólios de atividades com pintura e colagem, reprodução de imagens dos pontos turísticos e históricos.

Em entrevista cedida ao jornal, a coordenadora Nerci explica que para a realização do projeto, os professores passaram a dar aulas temáticas sobre a cultura caiçara, trazendo ao cotidiano escolar conhecimentos sobre os valores e costumes existentes na região.

O texto escrito por A Tribuna destacou o espaço que sedia a exposição, o Gabinete de Leitura, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Uma construção recentemente inaugurada, e que tem fortes características ao antigo Gabinete de Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anúncio-texto