quarta-feira, 4 de maio de 2011

História de Itanhaém, nossa cidade maravilhosa!

A cidade de Itanhaém foi descoberta e fundada pelo navegador português Martin Afonso de Souza, no dia 22 de abril de 1532. Segundo historiadores, ele estabeleceu o fundamento da povoação de Itanhaém entre tribos dos Itanhaenses que viviam juntamente com colonos, ao redor de pequeno porteiro na praia de Peruíbe a 13 km, ao sul de Itanhaém.

Mais é evidente que o navegador ao estabelecer essa povoação, estava na realidade fundando toda essa região e principalmente à margem direita do Rio Itanhaém. A exuberante foz do rio, os morros que lá existem, acomodando pequenas e belas praias em forma de baía, costões de pedra se antepondo ao mar, área a frente do morro Itaguassú onde hoje situa-se o convento, formaram razões mais do que óbvias sob todos os enfoques para o estabelecimento de vilas e aldeias.

Tanto é verdade que alguns anos depois, mesmo com a chegada dos jesuítas junto aos índios e colonos e a construção da Igreja e Colégio de São João Batista, paralelamente formava-se aqui, onde hoje é o centro de Itanhaém, a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, uma paliçada de torras ao redor das casas com três saídas para o rio e a Erminda, pequena capela de barro com Aldeia de São joão Batista para este outro lado do Rio, onde florescia a aldeia e feitoria agrícola de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1624 vem conhecer o período de grandeza quando obtém predicamento de cabeça de capitania, passando a ter jurisdição sobre vasta extensão de terras.
Ao final deste período foi elevada a município e em 1700 torna-se ainda mais um esteio de fé e esperança.

Em 1906, de Conceição de Itanhaém é elevada à categoria de Cidade. E atualmente a cidade de Itanhaém foi elevada à categoria de Comarca e Estância Balneária do Estado de São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

anúncio-texto